Fauna e Flora
Tipos de fauna mais importantes
Existem, entre outras, oito espécies de mamíferos, nove de aves, duas de répteis, seis de anfíbios, oito de peixes e uma de moluscos que importa destacar pela sua raridade ou estado de ameaça. Destaca-se a presença do lobo, da lontra, da toupeira-de-água e de vários morcegos, entre outras espécies mais comuns como o ouriço-cacheiro, a raposa e a geneta.
Toupeira-de-água (Galemys pyrenaicus)

É um pequeno mamífero sob forte ameaça, sendo classificada como "Vulnerável" a nível nacional. Presente em alguns cursos de água, nomeadamente ao longo dos rios Paiva, Arda, Sousa, Febros e Ferreira.
Morcego-rato-grande (Myotis myotis)

Espécie de morcego, considerada "Vulnerável" em Portugal. Em Portugal Continental é relativamente frequente nas regiões Norte e Centro, cria quase exclusivamente em abrigos subterrâneos e caça em geral em zonas arborizadas, principalmente na ausência de coberto arbustivo. Existente na Serra da Freita e Arada.
Tipos de flora mais importantes
Na região existem, entre muitas outras, catorze espécies de vegetação dunar, fetos-relíquia, gramíneas e plantas carnívoras que importa destacar pela sua raridade ou estado de ameaça. Destacam-se 14 espécies de flora pela sua raridade ou estado de ameaça.
Falsa-mostarda (Coincya johnstonii)

Exclusivo do litoral da Área Metropolitana do Porto (por exemplo, Praia da Aguda e litoral de Matosinhos e da Póvoa de Varzim). Não é uma espécie protegida, mas atendendo à sua pequena área de distribuição e à elevada especificidade e sensibilidade ecológica do seu habitat, pretende-se, portanto, assegurar a preservação da espécie.
Martelinhos (Narcissus cyclamineus)

É uma espécie muito rara e está em perigo de extinção. Ocorre em margens de cursos de água, prados húmidos e bosques sombrios. A espécie encontra-se nas Serras de Valongo e Freita e Arada.